Aparecida de Goiânia vai adotar aplicativo criado pela UFG para compra de merenda escolar da agricultura familiar

A ferramenta promete otimizar o processo de compra da merenda escolar da agricultura familiar.

28 de maio de 2024 às 08:33

Foto: Wigor Vieira

Nesta última segunda-feira, 27, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu na Cidade Administrativa Maguito Vilela, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente assessor da presidência da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Edward Madureira, que apresentou à gestão um consórcio de municípios que irão adotar um aplicativo para compra de merenda escolar da agricultura familiar.

O aplicativo, que foi desenvolvido pela UFG a pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário, será responsável pelo monitoramento, segundo Edward Madureira, das “demandas das prefeituras e oferta dos produtores da agricultura familiar”.

A ferramenta promete otimizar o processo de compra da merenda escolar da agricultura familiar. O aplicativo será lançado nacionalmente em junho e ao menos sete prefeituras goianas serão as primeiras a adotar o sistema, incluindo Aparecida de Goiânia.

O prefeito Vilmar Mariano se colocou à disposição da FINEP e destacou uma equipe técnica para estudar a possibilidade de Aparecida aderir ao consórcio de municípios.

“A legislação determina que 30% da merenda escolar seja comprada de produtores da agricultura familiar. Entendemos que o aplicativo vai conseguir fazer o casamento entre as prefeituras e os produtores e, por isso, pedi as secretarias da Fazenda, Educação e Ciência e Tecnologia se aprofundem no assunto para podermos adotar o aplicativo conforme a viabilidade do município”, pontuou o prefeito Vilmar acompanhado dos secretários Einstein Paniago, Idelma Oliveira e Sandro Christopher.

O aplicativo, conforme Edward Madureira, será lançado nacionalmente em Goiás pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Itapuranga, Goiânia, Cidade de Goiás e Cavalcante serão as cidades pioneiras da iniciativa.

Tags: